Missão “Sentinel 6 – Michael Freilich”- homenagem a um homem singular.

21-11-2020

Realizou-se no dia 21 de novembro de 2020, o lançamento da missão "Sentinel 6 - Michael Freilich", missão que integra a constelação Copernicus, programa de observação da Terra, num esforço conjunto da ESA (Agência Espacial Europeia), NASA (National Aeronautics and Space Administration), NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e do EUMETSAT. O Sentinel-6 vai observar o planeta a uma distância de 1.335 quilómetros de altitude, de modo a medir as alterações dos níveis do mar com alta precisão, mapeando, a cada 10 dias, as correntes oceânicas, a velocidade do vento e a altura das ondas, dados indicadores das mudanças climáticas, com vista à preservação e proteção das zonas costeiras, bem como temperatura e nível de humidade da atmosfera. Os cerca de 300 GB de dados que serão recolhidos diariamente pela EUMETSAT permitirão melhorar as previsões meteorológicas e os modelos climáticos. Esta missão conta com importante participação portuguesa através da Critical Software, a Deimos Engenharia, a Frezite High Performance e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

Dr. Michael Freilich (diretor na divisão de Ciências da Terra da NASA) e eu. Viena, 2016.
Dr. Michael Freilich (diretor na divisão de Ciências da Terra da NASA) e eu. Viena, 2016.

O nome desta missão "Sentinel 6 - Michael Freilich "é uma homenagem ao Doutor Michael Freilich, antigo diretor do departamento de Ciências da Terra da agência espacial norte-americana NASA, e este meu texto uma sentida homenagem a este diretor da NASA que tive o prazer de conhecer em 2016 em Viena no Simpósio Geral de Geociências.

O Doutor Michael Freilich foi diretor da divisão das Ciências da Terra de 2006 a 2019, e uma pessoa de uma humildade ímpar e generosidade extrema. Conversámos durante cerca de meia hora, tendo-me referido a importância que dá ao Ensino e à importância do Ensino no futuro da humanidade, contou-me que a sua mãe foi professora, e teve a curiosidade de conhecer o trabalho que desenvolvia com os meus alunos oferecendo a possibilidade de, caso fosse a Washington, ele providenciaria quem nos acompanharia à NASA nessa visita. Teve o cuidado de me enviar um pacote com material como pin's, patches e autocolantes da NASA, bem como puzzles sobre a variação do dióxido de carbono ao longo do tempo. Materiais que tenho distribuído a alunos que se têm destacado no seu apelo à Ciência, como era sua intenção.

Michael Freilich estava comprometido em aumentar as oportunidades educativas em pesquisa de sensoriamento remoto e ciência do clima. Para este fim, a Universidade Estatal de Oregon estabeleceu o fundo "Michael Freilich Memorial Fund" para apoiar este compromisso.

Michael Freilich faleceu no dia 5 de agosto de 2020, vítima de cancro, e o mundo ficou mais pobre. Esta homenagem feita em vida é o reconhecimento de uma vida em prol da Ciência e da Humanidade. Nas palavras de Thomas Zurbuchen, diretor de Ciência da NASA "Mike Freilich exemplificou o compromisso com a excelência, generosidade de espírito e a capacidade incomparável de inspirar confiança que fez tantas pessoas em todo o mundo quererem trabalhar com a NASA, para atingir grandes objetivos em nome do nosso planeta e de seu povo". Não posso estar mais de acordo.

Farewell Dr. Freilich e muito obrigado pela sua cortesia e generosidade.

Álvaro Folhas

© 2020  Clube Ciência - Agrupamento de Escolas de Águeda Sul. 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora